🧙 O futuro da prospecção é social
Nunca antes foi tão necessário construir relacionamento antes de vender. Não se trata mais de jogar o jogo da quantidade e sim da qualidade! O futuro da prospecção é mais social do que você imagina!
Saaalve salve meus consagrados! Sejam muito bem vindos à “The Revenue Architects”, a news de receita mais lida do Brasil!
Hoje vamos falar sobre o futuro da prospecção e da geração de demanda no B2B!
Ahhh, e se tem algo que curtimos falar por aqui… sem sombra de dúvidas é sobre o futuro das vendas e da geração de demanda! E antes de começar, compartilho aqui um post que o Matheus da Getdemo fez estes dias e que reflete muito o nosso sentimento quando falamos de futuro por aqui 👇
Falar de futuro é realmente um exercício de resistência (afinal, o que tem de dinossauro por aí para defender com unhas e dentes “aquilo que funcionava na época deles…”).
Maaaaas… vamos lá? Mas antes de começarmos, te faço um convite 👇
Do individual para o social
Temos um treinamento aqui na Outreachers (primeira comunidade de Sales Outreach do Brasil) onde falamos da mudança de paradigma do comportamento dos times de vendas e das estratégias Outbound durante o tempo:
As grandes transformações foram:
Deixamos de ter uma abordagem analógica para termos uma abordagem digital (antes dependíamos apenas dos canais físicos para impactar/influenciar, hoje temos um mar de possibilidades com o uso dos canais digitais);
Deixamos de ter uma abordagem individual e passamos a operar a partir de uma abordagem social (ou seja, deixamos de buscar o mercado e passamos a buscar uma rede de contatos e relacionamentos sociais).
Essa evolução MUDA TUDO quando se trata de prospectar, gerar demanda e construir um funil cheio de oportunidades qualificadas em seu pipeline de vendas.
Falamos com um pouco mais de profundidade sobre este assunto em Março/2023 por aqui (dá um pulinho lá se quiser entender melhor esta inversão de paradigmas):
Compartilho aqui também um slide de um treinamento de prospecção que ministramos recentemente:
Na essência, na era das “Vendas Sociais” e da prospecção baseada na construção de relacionamentos, é mais importante educar, influenciar e engajar do que empurrar soluções! Essa é a mudança central no modus-operandi de como as empresas e os profissionais que mais crescem tem prospectado! A venda deixa de ser empurrada e passa a ser puxada. Isso faz TODA A DIFERENÇA!
Me conta nos comentários qual a sua visão sobre esta inversão de paradigma?
Seguimos 👇
O telefone e o e-mail precisam se reinventar
Dizem as más línguas que quando Graham Bell inventou o telefone em 1876, já haviam duas chamadas perdidas do Chuck Norris em sua caixa de mensagens! 😅
Brincadeiras à parte…
O e-mail e o telefone são métodos cada vez mais disfuncionais para se construir relacionamentos…
A tendência é que as pessoas passem a utilizar cada dia menos esses canais tradicionais para se comunicarem e construírem conversas significativas (que por sua vez são a matéria-prima de uma venda, tanto B2B quanto B2C).
Compradores B2B são seres humanos normais… que gostam de comprar e se relacionar com pessoas (e não com empresas ou robôs que ligam e abordam diariamente de forma invasiva, monótona e totalmente interesseira).
Eu mesmo, quando preciso falar com alguém, trato de aquecer o contato previamente via contatos sociais…
Veja esse quadro sobre a diferença da efetividade de uma abordagem por WhatsApp ao invés do tradicional E-mail 👇
A verdade é que os métodos de vendas precisam evoluir pois como compramos também mudou!
E quando falamos do comportamento geracional, observamos uma mudança relevante na mudança dos canais utilizados pela galerinha (GenZ e Millenials) que tem sentado atualmente nas cadeiras de decisão das corporações:
Só te pergunto…
Já tentou conversar com alguém por e-mail? É simplesmente um “papo de doido” né?
A conversa simplesmente não flui.
Por que?
Pois este canal não foi originalmente idealizado para as relações sociais da atualidade. Quando queremos desenvolver uma conversa significativa, simplesmente levamos a pessoa/prospect para um contato social (Whatsapp, DM do LinkedIn, DM do Instagram ou até mesmo uma vídeochamada). Concorda?
Prospecção Empurrada vs Puxada
Aqui, introduzimos o conceito de prospecção empurrada versus o conceito de prospecção puxada!
Na essência, a abordagem empurrada é focada no vendedor (ela visa resolver os interesses da ponta vendedora, e portanto é uma abordagem “seller-centric”). Do outro lado, a abordagem puxada é focada no cliente (ela é focada em direcionar as dores e interesses da ponta compradora, e portanto é uma abordagem “customer-centric”).
Qual delas você deveria escolher?
Bom, eu não sei você…
Mas aqui na TRA, todos os nossos esforços são direcionados para uma abordagem “customer-centric” (ou seja, centrada no cliente) e portanto “puxada”.
A pergunta de milhões seria:
“- Como sair da abordagem empurrada e ir para a abordagem puxada?”
Essa é a pergunta que nós temos respondido todo santo dia aqui na TRA!
E eu posso te dar aqui algumas dicas para que você comece a inverter essa equação:
Mais conversas significativas e menos chamadas invasivas;
Mais liderança de pensamento e menos textos monótonos produzidos por IA;
Reputação chega antes do pitch (e quando o pitch chega, já encontra terreno fértil para se tornar uma conversa significativa e consequentemente uma venda);
Menos foco no time de vendas e mais foco no cliente;
Menos leads e mais respostas positivas/significativas do seu perfil de cliente ideal;
Menor necessidade de contratação de times gigantescos e maior necessidade em influenciar, educar e engajar no seu segmento (com times enxutos);
Menos explicações sobre funcionalidades e características e mais foco na história de transformação e na jornada de sair de um ponto A e chegar em um ponto B.
No fim, o propósito de uma prospecção é construir uma conexão entre você e seu potencial cliente…
O essencial aqui é entender como fazer essa construção da forma mais eficiente e eficaz possível!
É possível fechar uma venda em uma ligação fria? É claro que é!
A pergunta inteligente é:
Essa é a forma mais eficiente e eficaz de fazer isso?
Deixo contigo a resposta para esta última pergunta! 😎
Te desejo uma prospecção puxada, social e inteligente!
Live long and prosper! 🖖🧙
👇 Atenção
E se você foi impactado por esta edição, não deixe de:
Enviar este e-mail (ou link da publicação) para os seus contatos;
Deixar uma curtida aqui (como forma de retribuir o valor gerado);
Deixar um comentário (ou responder o e-mail) com a sua visão (vou pessoalmente responder todas as mensagens enviadas ou comentários feitos).
🧙 Call to action
Quer ir adiante em sua jornada B2B? Conheça nossos produtos 👇
🎩 OUTREACH MÁFIA: Conheçam o nosso mais novo grupo de avisos e insights sobre Geração de Demanda B2B e Prospecção Passiva e tenha acesso a uma pílula diária para transformar a sua operação B2B. Junte-se à máfia aqui!
🚀 GERAÇÃO DE DEMANDA B2B: Caso queira escalar demanda em sua empresa B2B, não deixe de agendar uma sessão estratégica para a sua empresa com a TRA, a primeira agência de Warm Outreach do Brasil!
E aí líder de receita, o que você achou deste bate-papo sobre o futuro da prospecção? Caso faça sentido, encaminhe essa newsletter para a sua rede de contatos e abra um espaço para a discussão!
Seguimos firmes destrinchando e escalando receita em empresas B2B!
Se você chegou até aqui, muito obrigado pela sua leitura! Nos vemos na próxima semana! :-)
Poxa, muito bom. Eu estava há um tempo pensando em criar uma comunidade para o meu nicho, e começar a produzir conteúdo gratuito pra mostrar a importância do meu serviço… acho que esse post era a “última certeza” de que eu precisava para realmente ter a confiança para gerar essa criação de relacionamento em vez de só empurrar a venda.