A mentalidade hustler e a construção de organizações exponenciais
O manifesto hustler e a jornada rumo ao crescimento sustentável de receita em negócios "early-stage"!
Salve RevLeaders!
De tempos em tempos essa news tangencia a sua linha editorial principal (crescimento de receita em empresas B2B) e aborda temas comportamentais tais como:
E sabe por que sou apaixonado nestes temas?
Pois eles são responsáveis por uma quantia bastante significativa na equação do “sucesso” de uma carreira ou da jornada de crescimento de uma empresa.
E sabe o que é pior?
Algo entre 9 em 10 pessoas estão mais preocupadas em aprender o novo framework de growth do que calibrar a mentalidade correta para o crescimento (seja pessoal ou empresarial).
*Dados oriundos do meu feeling pessoal (#DataLisboa) à partir da observação do meu networking e redes de relacionamento.
Founders não-hustlers passam fome
Anteontem fiz um post bem legal no LinkedIn sobre o trio fundador de sucesso de uma startup. Replico o post aqui:
Clique aqui para ler a legenda, curta, comente e compartilhe esse post (e ajude este hustler-em-construção aqui alcançar cada vez mais pessoas e empresas).
Esse post foi baseado numa fala do Rei Inamoto no SWSW de 2012:
Esse conceito pegou tão forte na época que todos começaram a amplificar este modelo de criar complementariedade no time fundador (Y Combinator, VCs aleatórios e gurus da famigerada Linkedisney).
Já se foram 11 anos desde que esse conceito foi cunhado,…
Não seria a hora de evoluir?
Eu diria que:
Existem dois tipos de pessoas neste mundo: Hustlers e todo o resto do mundo!
E sabe qual o problema meus amigos e minhas amigas?
Criar um negócio é um exercício de coragem.
É um jogo mental puro!
(ainda mais em um país como o Brasil,…)
Viver o estilo-de-vida hustler não está relacionado a trabalhar muito (não existe glória nenhuma em se matar de trabalhar).
Está mais relacionado a exaustiva e consistente busca pela melhoria contínua (o desafio é canalizar a energia em torno dos seus talentos, ter uma visão de longo prazo e com entregas consistentes e cadenciadas ao longo do tempo).
Se você não possui a mentalidade hustler, talvez você e o seu negócio estejam definhando lentamente rumo ao ostracismo das empresas que lutam apenas para existir/sobreviver (as famosas startups-zumbi / não conseguem viver plenamente e muito menos descansarem no leito de uma tumba aconchegante e eterna)!
Em resumo: É provável que você esteja passando fome!
Você corre sérios riscos
Por acaso:
Você é um(a) founder e seu negócio está andando de lado?
Você vive ano após ano com o sentimento de que as coisas não estão progredindo/fluindo?
Você tem um sentimento de piscina furada? (faz umas vendinhas aqui, perde alguns clientes ali,…)
Você e seus sócios vivem dentro do Figma (modelando a próxima versão do seu produto incrível) e os seus potenciais clientes estão lá fora se deliciando com produtos piores da concorrência?
Você está cansado(a) de não ver progresso no seu negócio?
Você está cansado(a) de terceirizar o trabalho de tracionar a sua empresa para gurus e “santos milagreiros”?
Você não suporta mais a sensação de impotência?
Sinto em lhe dizer,…
Você talvez não esteja vivendo o seu negócio com uma mentalide hustler!
Você pode muito bem ficar sentado(a) aí na sua cadeira gamer e me cancelar com aquele papo: “Lá vem aquele papo de coach novamente,…”.
OUUUUUUUU, você pode arregaçar as mangas e tentar entender o game jogado na série A dos negócios!
A mentalidade hustler
Antes, uma frase de impacto para entrarmos no clima do jogo:
“Se existe uma coisa no mundo que separa um hustler de um não-hustler, essa coisa se chama ambição!” (Anthony Lannarino)
Alguns traços de personalidade:
Hustlers valorizam o trabalho inteligente (e não o trabalho duro);
Hustlers não inventam desculpas quando eles não atingem seus objetivos (eles pegam para si o desafio e encaram isso com uma oportunidade para evoluírem);
Hustlers estão dispostos a morrerem por uma causa (O Tio Elon vendeu o Paypal por $180M e investiu $100M na SpaceX, $70M na Tesla e $10 na Solarcity. Ahhh, e teve que pegar dinheiro emprestado para pagar o aluguel);
Hustlers não suportam o status-quo (Como um dos maiores Hustlers de todos os tempos, o Jobs até criou uma campanha publicitária incitando o seu ódio ao status-quo / a antológica campanha “1984”: “On January 24th, Apple Computer will introduce Macintosh. And you'll see why 1984 won't be like 1984.”);
Hustlers são apaixonados pelas suas equipes (Richard Branson, outro hustler que admiro muito, possui um amor sem igual pelo seu time e pelas suas pessoas / inclusive é contra aquele velho clichê: “o cliente sempre tem razão” / sabe que ao cuidar primeiro dos seus colaboradores, seus clientes serão atendidos por pessoas motivadas, engajadas e felizes);
Hustlers possuem uma tara pela rejeição (em Novembro/2022 eu fui desligado pela primeira vez / essa demissão criou um efeito muito forte na minha virada de chave como empreendedor e hustler-em-construção / nunca estive tão feliz e motivado com os projetos que tenho tocado e com as possibilidades que se abrem pela frente em minha vida);
Hustlers são bem resolvidos com os fracassos (desenvolveram uma capacidade enorme de focar em aprendizados e não ficarem muito tempo de martirizando pelas derrotas e injustiças da vida / afinal, o mundo é injusto / e existem pessoas que entendem e superam isso e outras que vivem se vitimizando e se colocando como reféns de uma realidade cruel e avassaladora);
Hustlers possuem uma orientação para o sucesso (são incansáveis, caçadores, protagonistas e senhores(as) dos seus destinos).
Manifesto “The Hustlers”
Hustlers não passam fome. Eles caçam! (The Hustlers)
O Hustler é o vendedor sagaz que leva a sua ideia adiante e não para, impulsionando as vendas do seu negócio com toda a velocidade.
O Hustler é aquele que gera leads, faz negócios e tudo mais.
O Hustler sabe como enfrentar as rejeições e objeções do mercado, para quem vender os seus produtos e serviços, e o que manterá o negócio vivo e funcionando.
🐺 Lançamento: The Hustlers
Como empresário e executivo “as a service”, entendo a importância da ambiência para a construção de uma mentalidade vencedora nos negócios.
Mais ainda: Atendendo empresários B2B de todo o país na área de geração de receita, percebo um enorme gap:
A maioria dos negócios não conta com sócios ou C-Levels com a mentalidade hustler (a maior parte são técnicos e na verdade possuem até uma certa “rejeição/receio” em se posicionarem como hustlers);
A maioria dos fundadores de empresas B2B vivem o dilema de terem que terceirizar essa missão para gurus, falsos profetas e santos milagreiros (quando na verdade deveriam assumir essa “responsa” (de desenvolverem a mentalidade propositiva/hustler);
Founders tentam terceirizar a cultura hustler para outras pessoas/profissionais e vivem enxugando gelo em suas operações (ao não assumirem para si a responsabilidade);
Founders exremamente técnicos e que possuem dificuldades fundamentais na área de geração de receita;
Founders que se negam a desenvolverem a mentalidade hustler e estão a alguns metros de quebrarem novamente (afinal, o dinheiro não leva desaforo para casa);
Founders que possuem desconhecimento total em como buscar os primeiros milhões de receita para as suas operações;
Founders que estão cansados(as) de lerem mais um livro e continuarem na mesma.
Vendo todos estes gaps de mercado, eu e o meu xará Thiago Avelino decidimos estruturar a melhor e maior comunidade de Hustlers do mundo!
Ela está começando hoje e por enquanto é gratuita!
Se você é founder (ou pretende ser nos próximos meses), seu lugar é aqui 👇
BASTA CLICAR AQUI E PREENCHER A SUA APLICAÇÃO! 🐺
Te vejo lá dentro!
Peace 🖖
🧙 Call to action
Quer ir adiante em sua jornada B2B? Conheça nossos produtos 👇
🎩 OUTREACH MÁFIA: Conheçam o nosso mais novo grupo de avisos e insights sobre Geração de Demanda B2B e Prospecção Passiva e tenha acesso a uma pílula diária para transformar a sua operação. Junte-se à máfia aqui!
🔍 GERAÇÃO DE DEMANDA B2B: Caso queira escalar demanda em sua empresa B2B, não deixe de agendar uma sessão estratégica para a sua empresa B2B com a TRA Aceleradora!
E aí líder de receita, o que você achou deste bate-papo sobre a mentalidade hustler? Caso faça sentido, encaminhe essa newsletter para a sua rede de contatos e abra um espaço para a discussão!
Seguimos firmes destrinchando e escalando receita em empresas de tecnologia!
Se você chegou até aqui, muito obrigado pela sua leitura! Nos vemos na próxima semana! :-)